18 janeiro 2011

A arte nervosa de Black Swan

Nos embalos do Globo de Ouro, que tal deixar um pouco de lado os comentários dos looks que, ao meu ver, não tiveram nada demais, com exceção do vestido da Olivia Wilde, para falar de um dos filmes que merecia ter ganho como melhor do ano: Black Swan
(Alguns posters de divulgação)

O novo filme do diretor Darren Aronofsky (que dirigiu Requiém para um Sonho e O Lutador) é um thriller psicológico que relata, de maneira expressiva, dramática e misteriosa a história de uma bailarina profissional, Nina (Natalie Portman) no processo e depois de conseguir o papel de Swan Queen (Cisne Branco e Negro) em uma nova adaptação do Lago dos Cisnes que a companhia de dança para qual trabalhava iria realizar. 

Mas o que o filme revela, através de relações perturbadoras e manipuladoras é a mente extremamente conturbada da protagonista. O que nos leva à incógnita principal do longa: se tudo é uma questão sobrenatural ou fruto da sua imaginação. 


O clima de suspense e delírio nos envolve de tal forma que não conseguimos desviar o olho da tela. 
Seja pelos ângulos de câmera, pelo sofrimento conflitante de Nina, pelas segundas intenções de seu diretor, o personagem de Vincent Cassel, pela evolução sinistra da história ou pela beleza e atuação surpreendente de Mila Kunis, que interpreta a bailarina Lilly. A participação de Winona Ryder também é impactante. 


Como eu não curto spoilers, não vou contar muito sobre o que acontece na trama, mas garanto que vale a pena! Ainda mais para os amantes das artes, pois o longa tem cenas lindas de dança mescladas com o ritmo frenético de suspense, além dos cartazes do filme, que têm um apelo gráfico forte e lindíssimo, assim como o figurino assinado pela Rodarte
Sutileza e agressividade em um combo de beleza, feminilidade, sensualidade e selvageria.


(croquis Rodarte para Black Swan)

Por conta do seu tremendo sucesso e temática, muitos estilistas se inspiraram e criaram roupas, sapatos, bolsas e até coleções inteiras com base em Black Swan
O desfile no Fashion Rio da marca Maria Bonita Extra trouxe alguns looks que remetiam bastante ao universo do filme, principalmente ao ballet clássico. 

Por aqui, algumas montagens feitas por moir tendo como fonte de inspiração 
os elementos fashion que captei no longa. 
Para quem ainda não viu, confira o trailler oficial do filme e aguarde a estréia aqui na terrinha ou baixe o torrent sem legenda clicando aqui!  

2 comentários:

Mirian Soares disse...

Estou louca pra assistir esse filme. Quero conferir de perto tudinho.
Bjos

Unknown disse...

Acho que ela leva o oscar ...
fã dela de tempos ( Nathalie Portman) e no Black swan ela está demais :o)
XOXO

A moda delicada , peninhas fru-fru ... está em alta nos USA por causa desse filme